segunda-feira, 24 de novembro de 2008
sábado, 22 de novembro de 2008
PROJETO MEIO AMBIENTE
Devemos compartilhar opiniões, informações... se estivermos descontentes com algo podemos e devemos propor soluções e se estivermos satisfeitos com algo relacionado ao meio ambiente do local onde estamos inseridos podemos divulgar e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossas experiências.
Para tanto nós educadores devemos ter uma postura observadora e crítica, estudar como a nossa sociedade foi se constituindo ao longo da história e adotando comportamento de uso e abuso dos seres vivos.
Desta forma com certeza estaremos trabalhando em prol de uma comunidade sustentável onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Aprendendo ajunto a pensar e agir para construir o presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças.
OBJETIVOS: - Reconhecer que todos os seres vivos estão interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente da sua utilidade para os seres humanos.
- Trabalhar a educação ambiental enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.
- Desenvolver a consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos respeitando os ciclos vitais e impondo limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.
- Estimular posturas individuais e coletivas de prevenção à degradação do meio ambiente em que vivemos.
- Promover atividades pedagógicas que incentivem a questão de vivermos em um local ecologicamente saudável.
- Trabalhar o tema Mudanças Ambientais e Globais na Escola.
DESENVOLVIMENTO: - Leitura de textos enfocando o assunto.
- Conversas, debates e seminário sobre educação ambiental nas salas de aula. (enfocando a degradação ambiental, a dengue, a febre amarela, a questão do lixo, ajardinamento do pátio da escola ...)
- Confecção de cartazes.
- Confecção de panfletos.
- Elaboração de um projeto de reciclagem de papel, plástico e metais.
- Construção de uma composteira em área escolar.
- Viabilização de um canteiro para plantio de temperos verdes.
- Plantio de sementes (projeto Verde Vida)
AVALAIAÇÃO: Contínua durante todo processo de acordo com o PPP da escola.
domingo, 16 de novembro de 2008
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Água líquida preciosa que deve ser preservada,
Ganhando maior importância devida sua
Utilização constante para todos os seres vivos.
Assim conscientizar nossos educandos da Importância que este líquido tem.
Fazendo campanhas comunitárias
Onde, cada um, cada uma se comprometa
Na busca solidária de nossos cidadões para
Trabalharem juntos por uma causa que é de todos assim os
Educandos irão perceber a importância de seu trabalho.
Devido a pouco caso que as autoridades
Estão dando, cabe a nós educadores questionar este problema
Vida e natureza andam de mãos dadas, devem ser preservadas a todo custo,
Isso porque dependem de nós educandos e educadores futuro da humanidade
Devemos dar um rumo ao excesso de lixo que produzimos e encontrar outras
Alternativas para salvar o que ainda resta do “Planeta Terra”!
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
A NATUREZA PRESERVSDA
MITOS E LENDAS
Quando falamos em mitos geralmente encontramos respostas que remetem ao inicio dos tempos. Pois, ninguém sabe quando os mitos foram criados, apenas que estes estão guardados na memória dos mais velhos ao longo das gerações, das mais diversas formas, ex: poemas, contos, textos sagrados.
Como educadores precisamos explorar mais os mitos as culturas indígenas e africanas bem como a mitologia grego-romana. Pois estes povos viviam mais ligados à natureza.
O conhecimento passado de pai para filho, guarda até hoje uma riqueza grandíssima a respeito da vida e natureza.
Através de suas lendas e mitos estes educavam seus filhos respeitarem os deuses defensores do ar e do vento, dos raios e tempestades, na verdade estes viviam em perfeita harmonia com a natureza que os cercam.
Precisamos estimular os alunos a pesquisar sobre os mitos e lendas destes povos, para proporcionar o entendimento de como estes povos usufruíam da natureza sem destruí-la, para compreendermos a história de ocupação do Planeta.
LÚCIA FORMAGINI
SALDO PARA O FUTURO
MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
fotos que eu vi
sejam nossa esperança no futuro.
MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS
O ser humano na busca desenfreada do ter e não do ser, passa por cima de tudo o que o cerca, natureza, água, ar e fogo, polui, destroem, explora o próprio semelhante tudo em nome de um lucro imediato e do poder dominante.
Porém cabe a nós, como educadores, despertar em nossos educando o desafio planetário de sentir a necessidade de mudanças radicais em nosso comportamento para superar-nos as injustiças ambientais, sociais e da própria natureza e humanidade, como objetos de exploração e consumo. O grande desafio e falar de uma maneira clara e objetiva em uma linguagem que nossos alunos possam entender para despertar-nos mesmos a necessidade de uma mudança em seus hábitos, ao invés de serem policiados, passam a policiar quem agride o meio ambiente. Pois sabemos que é através de nossa juventude, que são os futuros do amanhã que podemos começar a pensar diferente, já que a natureza trabalha em ciclos “nada se perde, tudo se transforma”.
No entanto sabemos que os grupos que detém o poder, os meios de produção, o capital financeiro, acumulam riquezas e mais riquezas, por meio de inclusão artificial de demandar. Para ganharem mais dinheiro estimulam o consumo exagerado de bens que produzem e vendem, esgotando a terra, poluindo o ar, a água, acabando com as nascentes, destruindo abio diversidade, provocando mudanças terríveis no meio ambiente e afetando todos os ciclos da vida.
Sabemos que vivemos num modelo de sociedade que valoriza o ter e não ser, mas isso não justifica, esta destruição que vem ocorrendo no planeta terra.
Isso tudo estimula a competição, a violência, o medo da escassez, a necessidade de acumular mais e mais enfatizando a produção e consumo de bens materiais, muitas vezes desnecessários. Então não é só a questão de reduzir a produção de lixo, de multar quem polui a água, mas de propor uma mudança em nossos hábitos, ver o mundo de forma diferente, rever nossos valores, o que e mais importante, para se ter qualidade de vida. Pois, é só quando aprendemos a reconhecer a complexidade da vida é que passamos a preservar, respeitar e conservar o meio que nos cerca.
No entanto o caminho que devemos tomar e fazer pesquisas sobre o meio ambiente, questionar, dialogar e propor alternativas inovadoras. Valorizar o conhecimento popular, pois oferece riquezas fundamentais para o conhecimento científico e na escola que podemos fazer a interligação dos mesmos, contribuindo para o conhecimento de todos.
As inquietações da Juventude, seus sonhos e curiosidades devem ser trabalhados desde a definição da pesquisa, caminhos a seguir, resultados e avaliação final da pesquisa. Assim toda a pesquisa realizada no âmbito escolar, deve ser valorizada, dentro e fora da escola, onde pode se propor política publica locais que geram mudanças.
Portanto cada um, cada uma de nós se torna pesquisadora, nesse momento, trabalhando, incentivando, criando novas alternativas enfim fazendo a sua parte para salvar o que ainda resta do nosso meio ambiente e com isso garantir a vida para as futuras gerações.