sexta-feira, 7 de novembro de 2008

fotos que eu vi

Fiquei chocada , com tamanho descaso que nós os seres humano tratamos a natureza,pois em pleno século vinte, quando se fala tanto em preservar o meio ambiente ainda falta conscientizar os nosso s educados para que os mesmo s
sejam nossa esperança no futuro.














MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS
O ser humano na busca desenfreada do ter e não do ser, passa por cima de tudo o que o cerca, natureza, água, ar e fogo, polui, destroem, explora o próprio semelhante tudo em nome de um lucro imediato e do poder dominante.
Porém cabe a nós, como educadores, despertar em nossos educando o desafio planetário de sentir a necessidade de mudanças radicais em nosso comportamento para superar-nos as injustiças ambientais, sociais e da própria natureza e humanidade, como objetos de exploração e consumo. O grande desafio e falar de uma maneira clara e objetiva em uma linguagem que nossos alunos possam entender para despertar-nos mesmos a necessidade de uma mudança em seus hábitos, ao invés de serem policiados, passam a policiar quem agride o meio ambiente. Pois sabemos que é através de nossa juventude, que são os futuros do amanhã que podemos começar a pensar diferente, já que a natureza trabalha em ciclos “nada se perde, tudo se transforma”.
No entanto sabemos que os grupos que detém o poder, os meios de produção, o capital financeiro, acumulam riquezas e mais riquezas, por meio de inclusão artificial de demandar. Para ganharem mais dinheiro estimulam o consumo exagerado de bens que produzem e vendem, esgotando a terra, poluindo o ar, a água, acabando com as nascentes, destruindo abio diversidade, provocando mudanças terríveis no meio ambiente e afetando todos os ciclos da vida.
Sabemos que vivemos num modelo de sociedade que valoriza o ter e não ser, mas isso não justifica, esta destruição que vem ocorrendo no planeta terra.
Isso tudo estimula a competição, a violência, o medo da escassez, a necessidade de acumular mais e mais enfatizando a produção e consumo de bens materiais, muitas vezes desnecessários. Então não é só a questão de reduzir a produção de lixo, de multar quem polui a água, mas de propor uma mudança em nossos hábitos, ver o mundo de forma diferente, rever nossos valores, o que e mais importante, para se ter qualidade de vida. Pois, é só quando aprendemos a reconhecer a complexidade da vida é que passamos a preservar, respeitar e conservar o meio que nos cerca.
No entanto o caminho que devemos tomar e fazer pesquisas sobre o meio ambiente, questionar, dialogar e propor alternativas inovadoras. Valorizar o conhecimento popular, pois oferece riquezas fundamentais para o conhecimento científico e na escola que podemos fazer a interligação dos mesmos, contribuindo para o conhecimento de todos.
As inquietações da Juventude, seus sonhos e curiosidades devem ser trabalhados desde a definição da pesquisa, caminhos a seguir, resultados e avaliação final da pesquisa. Assim toda a pesquisa realizada no âmbito escolar, deve ser valorizada, dentro e fora da escola, onde pode se propor política publica locais que geram mudanças.
Portanto cada um, cada uma de nós se torna pesquisadora, nesse momento, trabalhando, incentivando, criando novas alternativas enfim fazendo a sua parte para salvar o que ainda resta do nosso meio ambiente e com isso garantir a vida para as futuras gerações.

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